Ícone do site Pauta Capital

Comissão da Câmara debate uso de câmeras corporais nas fardas de agentes de segurança pública em audiência pública na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (9), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados irá promover uma audiência pública para discutir o uso de câmeras corporais nas fardas de agentes de segurança pública. O debate foi solicitado pelo deputado Pastor Henrique Vieira, do Psol-RJ, que ressaltou a importância desse tema em meio ao contexto atual.

Segundo o parlamentar, a utilização de câmeras corporais como um mecanismo de controle e segurança para os agentes policiais tornou-se cada vez mais relevante a partir do ano de 2020. Ele argumenta que mais de 25 países já adotaram essa prática, não apenas como uma forma de monitorar aqueles que estão sendo vigiados, mas também para proteger os agentes públicos que estão sujeitos a riscos reais em suas atividades cotidianas.

A audiência está agendada para as 15 horas e ocorrerá no plenário 3 da Câmara dos Deputados. O objetivo do debate é trazer especialistas, representantes de entidades da sociedade civil e do governo para discutir os prós e contras do uso de câmeras corporais nas fardas dos agentes de segurança pública.

Esse tema é de extrema relevância no atual cenário de segurança pública do país, e a discussão sobre a implementação dessas tecnologias é essencial para garantir a transparência e eficiência das ações dos agentes de segurança. A expectativa é que a audiência promova um debate construtivo e esclarecedor, com o intuito de encontrar soluções que beneficiem tanto os profissionais da segurança pública quanto a sociedade como um todo.

Sair da versão mobile