Governo planeja leilões das hidrovias brasileiras, incluindo a do Rio Madeira, para debater proposta, Comissão de Infraestrutura promove audiência pública.

O governo federal está elaborando planos para realizar leilões das principais hidrovias brasileiras, incluindo a do Rio Madeira, fundamental para o Corredor Logístico Norte. A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado organizará uma audiência pública na próxima terça-feira (10) às 9h para debater essa iniciativa. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi convidado para participar, aguardando confirmação.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da CI, apresentou o requerimento (REQ 60/2024-CI) para realizar a audiência, ressaltando a importância das hidrovias para o escoamento de cargas e o desenvolvimento econômico do país. Ele destaca que as hidrovias oferecem um meio de transporte sustentável e eficiente, contribuindo para a competitividade e a integração dos mercados nacionais e internacionais.

Confúcio Moura enfatiza que os investimentos privados por meio das concessões nas hidrovias podem modernizá-las, tornando-as mais eficientes e catalisando o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade dos serviços e colaborando para a sustentabilidade ambiental.

A hidrovia do Rio Madeira é crucial para o escoamento de grãos produzidos em Mato Grosso, como soja, milho e açúcar, que são transportados até Porto Velho (RO) após percorrerem 800 km na BR-364. Mesmo durante a estiagem, é possível a navegação de comboios com até 18 mil toneladas, em uma largura que varia de 440 metros a 9.900 metros e com profundidade de até 13 metros.

Formada pelos rios Mamoré e Guaporé, a hidrovia do Madeira atravessa onze municípios, sendo oito no Amazonas e três em Rondônia, totalizando 1.060 km navegáveis entre Porto Velho e Itacoatiara (AM), com aproximadamente 180 km em Rondônia e 876 km no Amazonas.

A discussão sobre os leilões das hidrovias brasileiras é de extrema relevância para o cenário logístico e econômico do país. A audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura do Senado visa ao debate e esclarecimento sobre os impactos e benefícios dessas concessões para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

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