Ícone do site Pauta Capital

Inmet emite alerta de grande perigo para baixa umidade em oito estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para a baixa umidade em oito estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (5). O aviso, válido das 13h às 17h, abrange áreas onde a umidade relativa do ar pode chegar a apenas 12%. Desde o último domingo (1º), alertas sobre a baixa umidade já vinham sendo emitidos para a região central do país. No entanto, nos últimos dias, a área afetada pelo fenômeno meteorológico se ampliou e se estendeu em direção ao norte.

Os estados afetados pelo alerta são quase todo o estado de Goiás (com exceção do sul), parte dos estados da Bahia (oeste), Piauí (sul), Maranhão (sul), Tocantins (parte sul), Mato Grosso (leste), São Paulo (área de divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste, incluindo a capital). O Inmet ressalta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça, devido à baixa umidade.

Os municípios afetados podem ser consultados no site do Inmet. Entre as recomendações do instituto estão a ingestão de líquidos, o uso de hidratante para a pele e a umidificação do ambiente. Além disso, é aconselhável evitar atividades físicas, exposição ao sol e o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool. É importante seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para evitar possíveis danos.

Além do alerta de baixa umidade, o Inmet também emitiu um aviso sobre uma onda de calor que atinge a região desde a Amazônia até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, com validade para todo o dia. A população deve estar atenta às orientações das autoridades e tomar as devidas precauções para minimizar os impactos causados pelo clima extremo.

Sair da versão mobile