Comissão debate estratégias para conter impacto da atividade agropecuária no aquecimento global em audiência pública no Senado.

No dia 6 de setembro de 2024, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional anunciou a realização de uma audiência pública para discutir a produção e o consumo de alimentos como forma de mitigar os impactos das mudanças climáticas. O debate foi proposto pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da comissão, e está agendado para a próxima quinta-feira, dia 12, às 10h30, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Segundo o senador, nos últimos anos, as mudanças no uso da terra têm sido responsáveis pela maior parte das emissões brutas brasileiras. Em 2022, 48% das emissões foram relacionadas a esse fator, enquanto em 2021 esse número era de 52%. Somando as emissões por desmatamento e outras mudanças de uso da terra com as do setor agropecuário, chega-se à conclusão de que a atividade agropecuária é responsável por 75% de toda a emissão de poluentes no Brasil.

A audiência pública será interativa e os interessados poderão conferir a lista de convidados e enviar suas perguntas por meio do link disponibilizado. A Comissão de Mudanças Climáticas, presidida pela deputada Socorro Neri (PP-AC), tem como objetivo promover discussões e buscar soluções para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e seus impactos na sociedade.

O debate sobre a relação entre a produção e o consumo de alimentos e as mudanças climáticas é de extrema importância, pois a forma como nos alimentamos influencia diretamente a emissão de poluentes e o uso da terra. A audiência pública promete ser um espaço de reflexão e busca por alternativas sustentáveis para garantir a preservação do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo