Secretaria Nacional de Políticas Penais elogia gestão do Sistema Socioeducativo em Alagoas, destacando boas práticas e metodologias inovadoras.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais elogiou a gestão do Sistema Socioeducativo de Alagoas durante visita realizada nesta sexta-feira (6). Representantes da SENAPPEN, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, estiveram presentes para conhecer de perto as práticas e metodologias adotadas pelo estado no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei.

O encontro teve como objetivo apresentar as boas práticas implementadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) de Alagoas, coordenadora do sistema socioeducativo no estado. Destaque foi dado às ações educacionais e ao programa de qualificação profissional dos socioeducandos, visando a ressocialização e reinserção desses jovens na sociedade.

Durante a visita, os representantes da SENAPPEN tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Complexo Socioeducativo, incluindo setores administrativos, pedagógicos, salas de aula, biblioteca e unidades de internação. Eles também conversaram com os profissionais envolvidos no atendimento direto aos adolescentes, demonstrando interesse no funcionamento e nas atividades oferecidas no local.

O coordenador nacional de Educação, Cultura e Esportes da SENAPPEN, Rodrigo Dias, avaliou positivamente o Sistema Socioeducativo de Alagoas, destacando a importância do cuidado e atenção dedicados aos socioeducandos para prevenir a reincidência em atos infracionais e a entrada no sistema prisional. Já a coordenadora de Atenção às Mulheres Presas e Grupos Vulneráveis, Raíssa Araújo, elogiou a expertise do Governo do Estado na gestão das medidas socioeducativas.

A visita também possibilitou a discussão de possíveis futuros projetos e parcerias entre o Governo Federal e o Estado, visando o aprimoramento contínuo do sistema socioeducativo e a oferta de melhores oportunidades de ressocialização para os jovens em conflito com a lei. A troca de experiências e conhecimentos durante o encontro fortaleceu os laços entre os órgãos e reforçou a importância do trabalho conjunto na promoção dos direitos humanos e no combate à violência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo