Hospitais gaúchos afetados por enchentes recebem apoio para recuperação e melhoria após desastre, com auxílio de hospitais privados.

Sete hospitais públicos e filantrópicos no Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes que ocorreram nos meses de abril e maio, receberão auxílio para recuperar e melhorar sua gestão após o desastre natural. A ação solidária acontecerá por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e contará com a colaboração de dois hospitais privados.

O projeto, intitulado Apoio Emergencial à Gestão de Hospitais do Rio Grande do Sul, tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde gaúcho após o evento climático extremo que impactou as unidades hospitalares. O HCor, localizado em São Paulo, e o Hospital Moinhos de Vento, sediado em Porto Alegre, serão responsáveis por realizar diagnósticos da situação dos hospitais afetados, desenvolver planos de ação, capacitar lideranças e monitorar os resultados das intervenções.

Dentre as medidas que serão adotadas estão a avaliação dos danos causados pelas enchentes, a reestruturação da rede de atendimento à saúde, a revisão das estruturas administrativas das instituições, a análise da situação financeira, a melhoria dos serviços prestados aos pacientes, além da otimização dos processos de compra e abastecimento de insumos, atualização de instalações e equipamentos e a avaliação dos sistemas de informática.

O prazo estabelecido para a realização do diagnóstico emergencial é de dez dias, seguido pela elaboração de um diagnóstico estruturante, que deverá ser concluído em dois meses. Até o momento, seis hospitais foram selecionados pelas secretarias de Saúde e pelo Ministério da Saúde, sendo eles o Hospital Universitário de Canoas, Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Hospital de Cardiologia de Porto Alegre, Hospital Presidente Vargas, Hospital Vila Nova e Hospital Restinga e Extremo Sul. O sétimo hospital será definido pelas secretarias de Saúde municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo