Ícone do site Pauta Capital

Hospital Geral do Estado (HGE) realiza 7ª captação de órgãos e contribui para diminuir lista de espera por transplantes

No último dia 6 de setembro, o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió, realizou a sétima captação de órgãos para transplantes, se destacando como a unidade de saúde que mais contribuiu para a redução da lista de espera por órgãos em Alagoas. Com essa última captação, dois rins foram disponibilizados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), ligado ao Ministério da Saúde (MS), possibilitando que brasileiros compatíveis com o perfil do doador pudessem ser beneficiados.

De acordo com a Central de Transplantes de Alagoas, somente este ano, 19 doações de órgãos foram autorizadas nos hospitais ligados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A expectativa é que, com a campanha do Setembro Verde pela doação de órgãos, mais pessoas compreendam a importância desse gesto, se declarem doadoras para seus familiares e autorizem a captação em caso de morte encefálica.

A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Caroline Carvalho, ressaltou a importância da autorização da doação de órgãos, agradecendo aos familiares do doador que permitiram a captação e incentivando outras pessoas a se inspirarem nessa causa.

O diretor geral do HGE, Fernando Fortes Melro, destacou o empenho da unidade hospitalar em sensibilizar os profissionais para a importância da captação de órgãos, contribuindo significativamente para a redução da lista de espera por transplantes em Alagoas.

Com a conscientização da população e o engajamento dos profissionais de saúde, a expectativa é que mais vidas sejam salvas através da doação de órgãos. A lista de espera por transplantes é única e abrange pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada, sendo determinada por critérios técnicos e de gravidade. A prioridade é dada aos pacientes em estado crítico, visando atender às necessidades mais urgentes.

Sair da versão mobile