Cetesb suspende queima no estado de SP devido ao tempo seco e alta incidência de incêndios, impactando na qualidade do ar.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tomou uma medida drástica diante do atual cenário enfrentado pelo estado. A autorização para queima foi temporariamente suspensa, com exceção daquelas que têm como objetivo a prevenção de incêndios por meio da criação de aceiros negros ou atendendo solicitações da Secretaria da Agricultura e Abastecimento com finalidade fitossanitária. Essa decisão foi motivada pelo tempo seco, alto número de incêndios e má qualidade do ar, que têm aumentado as doenças respiratórias e cardiovasculares na população.

De acordo com a Defesa Civil, a situação é agravada pela massa de ar quente, seco e estável atuando na região, aliada à ausência de chuvas, o que dificulta a dispersão dos poluentes. O Mapa de Risco de Incêndio indica emergência em quase todo o território paulista até o próximo sábado.

O governo estadual divulgou que 41 das 57 estações medidoras do estado registraram nesta terça-feira a qualidade do ar como ruim ou muito ruim, causando sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta, além de falta de ar e respiração ofegante, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.

Na capital paulista, o quadro se repete, com céu limpo, calor intenso e névoa seca. As estações meteorológicas do CGE registraram 33°C em Itaquera, na zona leste, e 31°C em Parelheiros, na zona sul, com umidade relativa do ar em torno de 20% e 28%, respectivamente. A Comdec decretou estado de atenção devido à baixa umidade do ar em toda a cidade.

A tendência, segundo os meteorologistas, é que a massa de ar seco permaneça até o sábado, elevando as temperaturas e a baixa umidade, aumentando o risco de incêndios. A quarta-feira e a quinta-feira serão marcadas por sol forte, névoa seca e temperaturas elevadas.

Diante desse cenário crítico, as autoridades têm reforçado a importância de evitar atividades que coloquem em risco o agravamento da situação, como as queimadas. A população deve estar atenta aos cuidados com a saúde, evitando exposições prolongadas ao ar livre e adotando medidas para proteger as vias respiratórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo