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Parlamentares e empresários defendem concessão de hidrovia no Rio Madeira para escoar produção de grãos em debate na Comissão de Infraestrutura.

Na última terça-feira (10), importantes figuras políticas e empresariais se reuniram para discutir a viabilidade da concessão de uma hidrovia para escoar a produção de grãos no rio Madeira, entre os estados de Rondônia e Amazonas. O debate ocorreu durante uma audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, a pedido do senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente do colegiado. A proposta de concessão da hidrovia no Rio Madeira é avaliada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e contemplaria um trecho de 1.075 quilômetros entre Porto Velho (RO) e a foz do Rio Amazonas, abrangendo 11 municípios. A expectativa é de que, uma vez concedida, a hidrovia se torne a principal rota de escoamento de grãos produzidos em Rondônia e Mato Grosso.

Durante a audiência, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery Machado Filho, garantiu que a tarifa estimada em R$ 0,80 por tonelada para o futuro operador da hidrovia não afetará os passageiros e pescadores que utilizam o Rio Madeira. Ele enfatizou que a cobrança incidirá apenas sobre grandes transportadores de soja, milho, fertilizantes e combustíveis. O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista, reforçou que ribeirinhos, pescadores e passageiros com cargas pequenas serão isentos da tarifa.

O empresário Claudomiro Carvalho Filho, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), defendeu veementemente a concessão da hidrovia, argumentando que o desenvolvimento da navegação interior é fundamental para o crescimento econômico do país. No entanto, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) levantou preocupações sobre possíveis reajustes na tarifa e alertou para o impacto que isso poderia ter nos produtores agrícolas. O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) expressou receio em relação à aprovação do Ibama para a concessão hidroviária, destacando a morosidade e complexidade dos processos de licenciamento ambiental.

A audiência pública também contou com a presença dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Esperidião Amin (PP-SC), que demonstraram interesse e preocupações em relação à concessão da hidrovia no Rio Madeira. O senador Confúcio Moura ressaltou a importância de ouvir a opinião dos parlamentares e da população para avaliar a continuidade do projeto. A possibilidade de concessão hidroviária no Rio Madeira desperta grande interesse em Rondônia, mas também gera debates e incertezas sobre seu impacto e viabilidade a longo prazo.

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