Ícone do site Pauta Capital

Presidente Lula e Ministra da Saúde concedem medalha de mérito Oswaldo Cruz a personalidades e instituições em cerimônia especial.

Na manhã desta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizaram a entrega da medalha de mérito Oswaldo Cruz por promoção da saúde a 22 pessoas e dez instituições em uma cerimônia no Palácio do Planalto. A honraria, criada na década de 1970, tem como objetivo reconhecer personalidades e iniciativas que tenham contribuído para o bem-estar e a saúde física e mental dos brasileiros.

Entre os homenageados deste ano está o biólogo e pesquisador Átila Iamarino, conhecido nacionalmente por seu trabalho como divulgador das principais informações sobre o coronavírus durante a pandemia de covid-19 em 2020. Iamarino se tornou colunista em um grande jornal e influenciador digital, acumulando milhões de seguidores nas redes sociais. Em suas palavras, ele alerta para o risco de ressurgimento da desinformação em caso de uma nova pandemia no futuro, ressaltando a importância de combater as “fake news” de forma constante.

Durante a entrega das condecorações, o presidente Lula fez menção ao apoio institucional dado por autoridades ao discurso negacionista durante a crise sanitária da covid-19. A ministra da Saúde destacou o esforço para reverter a queda na cobertura vacinal de anos anteriores, celebrando o trabalho conjunto que possibilitou ao Brasil sair do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas.

A edição da medalha do mérito Oswaldo Cruz deste ano teve como foco a promoção da vacinação. Personalidades como a primeira-dama Janja Lula da Silva e a apresentadora Xuxa Meneghel foram condecoradas, juntamente com o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, e o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, responsáveis pela produção de importantes imunizantes contra a covid-19.

Além de individuos, entidades como a Agência de Notícias Das Favelas, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva e a Sociedade Brasileira de Imunizações também foram reconhecidas pela contribuição para a promoção da saúde no país. A cerimônia reforçou a importância do trabalho conjunto e a necessidade de combater a desinformação em prol da saúde da população brasileira.

Sair da versão mobile