Produção agrícola nacional apresenta retração em 2023, mesmo com recorde na produção de grãos, aponta PAM do IBGE.

A produção agrícola nacional em 2023 apresentou uma queda de 2,3% no valor de produção em comparação com o ano anterior, mesmo com um novo recorde na produção de grãos. Os dados foram revelados pela Produção Agrícola Municipal (PAM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12).

A superoferta de commodities agrícolas como soja e milho, que atingiram recordes de produção no país, aliada ao arrefecimento dos mercados consumidores globais, resultou em uma forte correção nos preços dos produtos agrícolas nacionais, afetando diretamente a receita gerada. As principais culturas agrícolas concentram 87% de todo o valor bruto gerado pela produção nacional.

A soja se destacou como a cultura com maior valor gerado, atingindo um recorde de produção e exportação em 2023, com um aumento de 25,4% no volume produzido. O valor de produção da soja totalizou R$ 348,7 bilhões, um aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. O milho, por outro lado, teve uma substancial queda no valor de produção devido à correção dos preços da commodity no mercado global.

Apesar das adversidades climáticas que afetaram a produtividade em algumas regiões do país, 2023 registrou a maior safra de grãos da série histórica da pesquisa. A ampliação das áreas plantadas de soja e milho, impulsionada pelos bons resultados das últimas safras e pelos preços elevados das commodities, estimulou os produtores a investirem nessas culturas.

A exportação de soja registrou um aumento de 29,4% em 2023, com quase 102 milhões de toneladas exportadas. O Brasil continuou como líder mundial na produção de soja, com uma nova safra recorde e elevação na oferta global, impactando os preços da commodity. A área plantada de todas as culturas aumentou em 5,5% em comparação ao ano anterior, mantendo o crescimento observado nos últimos anos.

No Brasil, a região Centro-Oeste se destacou como a área com o maior valor da produção agrícola, principalmente devido à produção de soja, milho e algodão. Mato Grosso foi o estado com maior geração de receita, liderando com a produção de soja. Sorriso, no mesmo estado, continuou sendo o município com o maior valor de produção agrícola, impulsionado pela soja e milho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo