Ícone do site Pauta Capital

Acesso ao painel Data Jovem já está disponível no site Alagoas em Dados, trazendo informações atualizadas sobre a juventude alagoana.

A partir de hoje, os dados da juventude alagoana podem ser acessados de forma fácil e dinâmica através do painel “Data Jovem Alagoas” disponível no site Alagoas em Dados. A iniciativa é fruto de um trabalho realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com a Superintendência de Informações e Cenários (Sinc). O lançamento do painel ocorreu ontem, 12 de setembro, em uma solenidade realizada no Palácio da República dos Palmares.

Desde maio deste ano, a Seplag tem se dedicado à elaboração do painel, que reúne dados coletados durante a realização da pesquisa “Data Jovem”. Essa pesquisa, que contou com a participação de jovens alagoanos com idades entre 15 e 29 anos dos 102 municípios do estado, foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e diversas secretarias do Governo de Alagoas.

Segundo Juliana Santos, superintendente da Sinc, o painel “Data Jovem” representa um marco na pesquisa sobre a juventude em Alagoas, trazendo informações essenciais sobre identidade, diversidade, educação, trabalho e renda. Os dados coletados ao longo de aproximadamente 14 meses de pesquisa foram fundamentais para a elaboração do painel, que servirá como base para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes voltadas para a juventude alagoana.

A pesquisa realizada pela UFAL contou com duas etapas distintas: uma quantitativa, que envolveu a aplicação de questionários nos municípios, e uma qualitativa, que incluiu a realização de grupos focais em escolas públicas estaduais. Os resultados dessas etapas foram repassados à equipe da Sinc, que se encarregou de organizar e apresentar os dados de forma acessível e informativa no painel.

A secretária interina de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Elesjandely Marques, ressaltou a importância do painel “Data Jovem” para embasar decisões baseadas em dados e evidências. Com essa nova ferramenta, o governo de Alagoas pretende identificar e solucionar problemas de forma mais eficiente, com foco nas necessidades reais da juventude do estado.

Sair da versão mobile