Ícone do site Pauta Capital

HGE realiza captação de órgãos e salva cinco vidas em Maceió

Na madrugada desta sexta-feira (13), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou mais uma importante captação de órgãos, que poderá resultar no salvamento de cinco vidas. Uma família, em um gesto nobre e altruísta, consentiu com a doação dos órgãos de um ente querido que estava internado no HGE e foi diagnosticado com morte encefálica.

Com essa ação, dois rins, duas córneas e um fígado foram disponibilizados para receptores compatíveis, conforme a Central de Transplantes de Alagoas. O procedimento mobilizou diversos profissionais de saúde, como cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores, que atuam no HGE, uma das unidades hospitalares que mais tem colaborado com a diminuição da lista de espera por transplantes de órgãos em Alagoas.

A identidade do doador não pode ser revelada devido ao sigilo do processo de doação, conforme a legislação brasileira. A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Anne Costa, expressou sua gratidão aos familiares por terem tomado a decisão de doar os órgãos, o que representa a esperança de muitas pessoas na fila de espera por um transplante.

No estado de Alagoas, há atualmente 536 pessoas aguardando por um transplante, sendo 512 delas necessitadas de córneas, 18 de um rim e seis de um fígado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando a campanha Setembro Verde, com o tema “A Esperança Vive no Sim”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, reforça a importância de expressar o desejo de ser doador de órgãos à família, a fim de salvar vidas. Além da captação no HGE, outra operação de doação de órgãos foi realizada nesta mesma madrugada na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, resultando na coleta de rins e córneas. A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e de empatia, capaz de proporcionar uma segunda chance de vida a quem necessita.

Sair da versão mobile