Ícone do site Pauta Capital

Inspeções do MS e Sesau encerram observações em unidades sobre doença meningocócica em Alagoas, reforçando a rede de assistência.

No dia 13 de setembro de 2024, técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) encerraram as inspeções em unidades de saúde de Alagoas para observar o fluxo assistencial relacionado à doença meningocócica. A ação, que teve início na segunda-feira, dia 9, e foi concluída na sexta-feira, dia 13, teve como objetivo fortalecer e integrar a Rede de Assistência.

Durante a semana, os profissionais percorreram serviços de saúde nos municípios alagoanos onde foram registrados casos da doença este ano. Além de verificar o fluxo assistencial, os técnicos prestaram orientações sobre as condutas a serem adotadas no diagnóstico e assistência aos pacientes com suspeita de meningite.

A visita contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, que agradeceu o apoio do MS na capacitação dos profissionais e na melhoria do atendimento aos pacientes com sintomas de meningite. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi enviada a Alagoas para atuar em parceria com a Sesau, após uma reunião do gestor da saúde alagoana com autoridades do Ministério, em Brasília, em julho.

Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, a visita da Força Nacional do SUS foi essencial para fortalecer e integrar as unidades de assistência no estado. Já a superintendente de Assistência Hospitalar da Sesau, Lysgreth Sanchez, ressaltou a importância da união e do esforço conjunto para garantir a segurança clínica dos pacientes com meningite.

Todas as orientações e apontamentos feitos pela equipe do Ministério da Saúde serão adotados pela gestão estadual, garantindo uma assistência cada vez mais eficaz e rápida. A expectativa é de que as medidas tomadas contribuam para evitar a evolução desfavorável dos casos e preservar a vida dos alagoanos.

Sair da versão mobile