OMS pré-qualifica vacina contra mpox da Bayer Nordic para distribuição em países de baixa renda e enfrentando surtos, facilitando acesso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (13) que a vacina contra a mpox produzida pela Bavarian Nordic foi pré-qualificada pela entidade. Essa é uma notícia que indica um avanço significativo no combate à doença, pois a vacina agora está disponível para distribuição em países de baixa renda e que enfrentam surtos de mpox.

A pré-qualificação da vacina permitirá que organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi) distribuam a dose para comunidades que mais precisam, contribuindo para a redução da transmissão e controle de surtos.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, ressaltou a importância da pré-qualificação da vacina, destacando que é necessário intensificar a aquisição, doações e distribuição para garantir o acesso equitativo às doses e salvar vidas.

A vacina produzida pela Bavarian Nordic pode ser administrada em pessoas com 18 anos ou mais em um esquema de duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Além disso, a vacina pode ser armazenada em temperaturas de 2 a 8 graus Celsius por até oito semanas.

A OMS permite o uso off label da vacina em crianças, adolescentes, gestantes e pessoas imunossuprimidas em situações de surto, onde os benefícios superam os riscos. Além disso, a aplicação de dose única pode ser recomendada em casos de surto combinado à oferta limitada do imunizante.

A segurança e eficácia da vacina da Bavarian Nordic foram demonstradas em estudos clínicos e durante a primeira emergência global por mpox. No entanto, a organização ressalta a importância de coletar mais dados sobre a vacina em diferentes contextos.

Até o momento, mais de 103 mil casos de mpox foram confirmados em 120 países desde 2022, sendo que 25.237 casos suspeitos e confirmados, juntamente com 723 mortes, foram registrados somente este ano em surtos distintos em 14 países africanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo