Ícone do site Pauta Capital

Hospital Geral do Estado realiza nona captação de órgãos beneficiando cinco pessoas que aguardam transplante

Na última sexta-feira, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou a nona captação de órgãos do ano, beneficiando cinco pessoas que estavam na fila de espera por um transplante. A ação ocorreu durante a campanha do Setembro Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

O doador foi um jovem de 20 anos, cuja família, mesmo em meio à dor da perda, teve a sensibilidade de permitir que os órgãos do ente querido fossem doados, salvando assim a vida de outras cinco pessoas. Essa atitude foi crucial para evidenciar a solidariedade e o impacto positivo que a doação de órgãos pode ter na vida de tantas pessoas.

A captação dos órgãos foi realizada por uma equipe multidisciplinar do HGE, após a constatação de morte encefálica do doador. Os órgãos doados foram as córneas, os rins e o fígado, que serão encaminhados para os receptores indicados, após a conclusão de todos os procedimentos necessários conforme as normas estabelecidas.

O pai do doador, Pedro Feliciano de Almeida Neto, emocionado, destacou a importância da doação de órgãos e agradeceu às equipes envolvidas no processo. Ele ressaltou que a decisão da família foi tomada em conjunto, reconhecendo o impacto positivo que a doação terá na vida das pessoas beneficiadas.

A Central de Transplantes de Alagoas informou que atualmente 536 pessoas estão aguardando por um transplante no estado. A coordenadora da Central, Daniela Ramos, enfatizou a importância da celeridade e eficiência nas ações de captação e transplante de órgãos, a fim de atender às demandas daqueles que aguardam por uma segunda chance de vida.

Em meio às incertezas e ao medo vivenciados por quem aguarda por um transplante, a ação do HGE traz esperança e renova a vida de cinco pessoas, demonstrando o impacto positivo que gestos solidários como esse podem ter na sociedade. A cultura da doação de órgãos segue sendo fortalecida em Alagoas, graças ao apoio e sensibilidade das famílias como a do jovem doador que, mesmo em um momento de dor, escolheu salvar vidas.

Sair da versão mobile