Ícone do site Pauta Capital

TRE de Alagoas cria Câmara Técnica de Inteligência para Eleições 2024 visando prevenir ilícitos e desinformação durante o processo eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está tomando medidas importantes para garantir a segurança e a lisura das Eleições de 2024. Foi instituída a Câmara Técnica de Inteligência (CTI), que terá a participação de representantes de todas as forças policiais do estado. O principal objetivo da CTI é integrar os órgãos de inteligência para atuar na prevenção de ilícitos eleitorais.

A decisão foi oficializada através de uma Portaria da Presidência do Tribunal, publicada no Diário da Justiça Eletrônico neste último sábado (14). Segundo o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, as Câmaras Técnicas de Inteligência são espaços permanentes de discussão para gerar conhecimento e subsidiar a tomada de decisões estratégicas. Além disso, a CTI terá a responsabilidade de identificar vulnerabilidades e ameaças à segurança das Eleições, prevenir e reprimir ilícitos eleitorais e desinformação.

A Câmara de Inteligência do TRE/AL terá um papel fundamental no combate a notícias falsas, na influência do crime organizado no processo eleitoral e na formulação de propostas que visem garantir a integridade do pleito. A composição da CTI contará com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal (PF), Conselho de Segurança Pública de Alagoas (Conseg), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima será responsável pela coordenação dos trabalhos da CTI, em conjunto com o titular da Assessoria de Segurança Institucional (ASI). Com a criação da Câmara Técnica de Inteligência, o TRE de Alagoas reafirma o compromisso com a transparência, segurança e legitimidade do processo eleitoral.

Sair da versão mobile