Ícone do site Pauta Capital

Projeto de Lei propõe acesso obrigatório à internet em voos no Brasil: passageiros poderão se manter conectados durante o trajeto.

O deputado Léo Prates, do PDT da Bahia, é o autor do Projeto de Lei 2433/24, que propõe a obrigatoriedade da disponibilidade de acesso à internet em voos no espaço aéreo brasileiro. Segundo a proposta, as companhias aéreas devem disponibilizar, com ônus a critério delas, o serviço de internet a bordo por meio de conexão Wi-Fi ou outra tecnologia aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atendendo aos requisitos de Banda Larga.

De acordo com o deputado, essa medida visa oferecer aos passageiros a possibilidade de se manterem conectados durante os voos, seja para trabalho ou lazer, o que agrega valor ao serviço de transporte aéreo e aumenta a comodidade dos viajantes. Além disso, a disponibilidade de conexões de internet em banda larga pode estimular a demanda por passagens aéreas, transformando o tempo gasto dentro das aeronaves em um momento produtivo.

O Projeto de Lei agora tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada também pelo Senado.

Essa iniciativa do deputado Léo Prates reflete uma nova tendência na aviação comercial, onde as companhias aéreas estão buscando oferecer mais comodidade e serviços diferenciados aos passageiros. A possibilidade de acesso à internet durante os voos pode ser um diferencial importante para as empresas do setor, que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Com a evolução da tecnologia e a crescente demanda por conectividade em todos os aspectos da vida moderna, a disponibilidade de internet em voos pode se tornar um padrão esperado pelos passageiros, contribuindo para uma experiência de viagem mais completa e satisfatória.

Sair da versão mobile