A SAC ressaltou que o foco das discussões atuais é o fortalecimento da aviação no estado do Rio de Janeiro, buscando aumentar a quantidade de passageiros de forma sustentável. Até o momento, não há nenhuma determinação oficial para flexibilizar a capacidade do aeroporto Santos Dumont. A proposta de retorno ao número de dez milhões de passageiros por ano ainda está em fase de consulta e avaliação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também esclareceu que, até o momento, não há nenhuma decisão ou determinação para a proposta de aumento do número de passageiros no Santos Dumont. A medida ainda está em fase preliminar de consulta.
Além disso, entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) divulgaram uma nota conjunta repudiando o aumento do número de passageiros no Santos Dumont. Segundo as entidades, a limitação do número de passageiros em até 6,5 milhões por ano, implementada em 2023, foi fundamental para o equilíbrio econômico e operacional do aeroporto, garantindo a viabilidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
De acordo com um estudo da Firjan, o correto funcionamento dos dois aeroportos é capaz de gerar R$ 4,5 bilhões por ano na economia fluminense. Portanto, a discussão sobre o aumento de passageiros no Santos Dumont deve considerar os impactos não apenas locais, mas também regionais e economicamente. A decisão final deve ser tomada levando em consideração o diálogo com todas as partes envolvidas e o planejamento de longo prazo para o setor de aviação civil.