Brasil sediará a 10ª Cúpula de Presidentes do G20 em Brasília, com foco em justiça global, sustentabilidade e governança adaptada.

Brasil sedia a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, com o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, entre os dias 6 e 8 de novembro em Brasília. O grupo dos países mais ricos do mundo, o P20, focará em debater propostas para questões globais e o Brasil está na presidência do grupo parlamentar liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, até o final de novembro.

Durante a Cúpula, que contará com 62 delegações de 35 países e representantes de sete instituições internacionais, como a ONU e o Parlamento do Mercosul, serão discutidos temas prioritários definidos pela presidência brasileira do G20. O combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global estão entre os principais assuntos que serão abordados.

Os debates, que ocorrerão nos dias 7 e 8 de novembro nos prédios do Congresso Nacional, serão divididos em sessões de trabalho. O primeiro dia será dedicado ao combate à fome, à pobreza e à desigualdade, enquanto o segundo dia abordará o desenvolvimento socioambiental e a transição ecológica justa e inclusiva, além da governança global adaptada aos desafios do século 21.

Além disso, o Brasil sediou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em julho, com o objetivo de discutir temas como justiça climática, ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e combate às desigualdades de gênero. A reunião resultou na “Carta de Alagoas”, que traz recomendações a serem apresentadas no Fórum Parlamentar do G20.

Ao final da Cúpula, será produzido um documento consensual entre os representantes parlamentares que será entregue à Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, marcada para os dias 18 e 19 de novembro. O G20 reúne as maiores economias mundiais, representando 85% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, e é composto por países como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, entre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo