Seprev leva informações sobre tratamento para dependentes químicos ao interior de Alagoas, fortalecendo a rede de apoio contra a violência

No dia 22 de setembro de 2023, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou uma importante iniciativa para levar informação sobre o tratamento para dependentes químicos ao interior de Alagoas. As equipes do Centro de Acolhimento de Arapiraca visitaram municípios do Sertão e do Agreste alagoano, como parte do plano de ação da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev. Os municípios contemplados foram Pão de Açúcar, Belém, Lagoa da Canoa e Estrela de Alagoas.

A visita às cidades do interior tem o objetivo de fortalecer o trabalho de reinserção social dos dependentes químicos, além de conscientizar a população sobre os riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas. O coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, ressalta a importância de levar informação aos profissionais dos municípios para que possam atuar com maior efetividade junto aos dependentes químicos, oferecendo o tratamento gratuito disponibilizado pelo Governo do Estado e conhecendo os critérios necessários para o encaminhamento.

A Rede Acolhe, responsável pelo tratamento dos dependentes químicos, conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras, que oferecem um total de 750 vagas para tratamento voluntário tanto na capital como no interior do estado. Essas vagas estão disponíveis para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Durante todo o período de tratamento, o acolhido é acompanhado por uma equipe multiprofissional, que contribui para o êxito do tratamento.

As equipes técnicas da Rede Acolhe são compostas por psicólogos e assistentes sociais, que realizam buscas ativas por dependentes químicos e também visitas domiciliares. Para solicitar uma visita das equipes técnicas, basta entrar em contato através do número 0800.280.9390.

Essa iniciativa da Seprev é fundamental para ampliar a rede de apoio disponível no estado e garantir que mais pessoas tenham acesso ao tratamento adequado para a dependência química. O trabalho de informação e conscientização realizado pelas equipes do Centro de Acolhimento de Arapiraca contribui para a prevenção do uso abusivo de drogas e para o fortalecimento da reinserção social dos dependentes químicos. O Governo do Estado de Alagoas, através da Seprev, continua empenhado em combater a violência e oferecer suporte e tratamento para aqueles que sofrem com a dependência química.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo