Servidores da Educação premiados participam de imersão tecnológica na Europa como resultado de ações inovadoras no combate à evasão escolar

Dez servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão participando de uma missão internacional na Europa. A viagem premia os vencedores da edição 2022 do Concurso de Ações Inovadoras, criado pelo Governo de Alagoas com o objetivo de valorizar iniciativas que fomentam a inovação no serviço público.

Os servidores estão tendo a oportunidade de vivenciar uma imersão tecnológica em países europeus renomados por suas práticas educacionais inovadoras. A missão começou pela Finlândia, país que abriga escolas, bibliotecas e universidades de excelência. O sistema educacional finlandês é reconhecido como um dos melhores do mundo, devido à sua preocupação com o bem-estar e desenvolvimento integral dos estudantes.

Após a Finlândia, os servidores seguiram para a Estônia, onde foram recebidos pela primeira-ministra Kaja Kallas. Com apenas 1,3 milhão de habitantes, o país é considerado o mais digital do planeta, possuindo 99% dos serviços públicos com acesso à internet.

A imersão na Europa está acontecendo em parceria com a Demos Helsinki, uma organização finlandesa que presta consultoria sobre governança e inovação social. Durante a missão, os servidores estão participando de visitas técnicas e debates sobre temas diversos, incluindo possibilidades de modernização da gestão pública.

Entre os participantes desta imersão estão o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, e a gerente especial de Combate ao Abandono Escolar, Sheyla Montenegro. Além deles, duas ex-servidoras da Seduc também foram premiadas no concurso e estão acompanhando a delegação.

Ricardo Lisboa destacou a importância da imersão como uma oportunidade única de conhecer experiências exitosas desenvolvidas no Velho Continente e que podem transformar vidas por meio da educação. Ele ressaltou que o programa premiado, Cartão Escola 10, desenvolvido pelo Governo de Alagoas no combate à evasão escolar, tem se mostrado uma iniciativa de sucesso e que a imersão está proporcionando ideias para inspirar políticas públicas no estado.

Sheyla Montenegro também destacou a gratificação de participar dessa imersão, pois estão conhecendo boas práticas em educação e absorvendo conhecimento para aprimorar programas sociais, como o Cartão Escola 10, que tem como objetivo facilitar a vida do estudante e estimular a conclusão do ensino médio.

O Concurso de Ações Inovadoras, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), elege as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público. As inscrições para a edição de 2023 estão abertas até o próximo dia 3 de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo