Seduc premia equipes vencedoras da 4ª Olimpíada de História de Alagoas em cerimônia no Centro de Inovação do Jaraguá

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas realiza nesta quinta-feira (28) a cerimônia de premiação da 4ª Olimpíada de História de Alagoas (Olhal), uma competição que mobilizou mais de 1.600 estudantes em sua última edição. O evento está marcado para acontecer a partir das 9h30, no auditório do Centro de Inovação do Jaraguá. A olimpíada foi criada com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela história afro alagoana e dos povos tradicionais, e nesta edição, homenageia a escritora alagoana Virgínia de Moraes.

Durante a cerimônia, todos os participantes serão premiados com medalhas pelo seu envolvimento na olimpíada, com destaque para as três equipes com melhor desempenho na competição. A Olhal 2023 contou com a participação de 546 equipes de estudantes da Rede Estadual, matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, sob orientação de um professor de história.

A competição é organizada pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios (Sedecom) e tem como objetivo promover o conhecimento da história local entre os estudantes da rede estadual de ensino. Além disso, a olimpíada busca contribuir para ampliar o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade afro-indígena alagoana, preparando os estudantes para avaliações externas.

A Olhal foi realizada em três fases: uma prova online, com 20 questões objetivas, classificatória para a segunda fase, que consistia em uma prova subjetiva e uma redação. Os finalistas participaram da última fase de forma presencial. A competição ultrapassou o número de participantes das edições anteriores, demonstrando o interesse crescente dos estudantes em aprender e se envolver com a história de Alagoas.

Por meio da Olimpíada de História de Alagoas, a Seduc busca não apenas incentivar o conhecimento histórico, mas também promover a valorização da identidade local entre os estudantes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e abrangente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo