Sesau orienta mães sobre prevenção e tratamento da sífilis congênita em Alagoas para reduzir o número de casos.

Sesau orienta mães sobre prevenção e tratamento à sífilis congênita

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo uma campanha de orientação direcionada às mulheres grávidas sobre a prevenção e tratamento da sífilis congênita. A doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e formas de prevenção, a Sesau reforça a importância do acompanhamento pré-natal regular.

De acordo com dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), em 2023 foram registrados 449 casos de sífilis congênita em Alagoas, o que representa um índice de 9.8 casos para cada 1.000 nascidos vivos. Esse número representa um aumento em relação aos 311 casos registrados em 2022, sinalizando a importância de intensificar a conscientização e prevenção da doença.

A médica ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher, Andreia Almeida, ressalta a importância do pré-natal adequado para a detecção precoce da sífilis e início do tratamento. Ela destaca que ao identificar a presença da doença, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, a fim de evitar complicações sérias para o bebê como deficiências visuais, auditivas e problemas no desenvolvimento dental e mental.

A Sesau também enfatiza a importância do uso de preservativos durante as relações sexuais como medida preventiva não apenas para a sífilis, mas para outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, ressalta que os testes rápidos para sífilis estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Alagoas, com resultado liberado em 20 minutos.

O secretário Estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o compromisso do governo em cuidar da saúde das gestantes e recém-nascidos, priorizando a prevenção e tratamento da sífilis congênita. Ele destacou que o investimento na saúde e bem-estar das crianças é uma prioridade da gestão estadual.

Diante do aumento dos casos de sífilis congênita, a Sesau busca ampliar a oferta de testes rápidos nas unidades de saúde e hospitais em todo o estado. A gerente do Cievs, Waldinéia Silva, enfatizou o esforço para reduzir a incidência da doença, ampliando a oferta de testes e fortalecendo a conscientização junto aos municípios.

Em resumo, a campanha promovida pela Sesau visa sensibilizar as mulheres grávidas sobre a importância do pré-natal regular, da detecção precoce da sífilis e do início imediato do tratamento. Todas essas medidas visam reduzir a ocorrência da sífilis congênita e garantir a saúde e bem-estar das gestantes e recém-nascidos em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo