Projeto de Lei propõe agilizar acesso a recursos e programas de assistência alimentar em casos de emergência e calamidade pública nos municípios.

O deputado Padovani (União-PR) é o autor do Projeto de Lei 6173/23, que propõe a inclusão automática dos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A medida visa agilizar o acesso a recursos e programas de assistência alimentar para essas localidades.

De acordo com a proposta, a situação de emergência é caracterizada pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos, enquanto o estado de calamidade pública é decretado quando as situações de emergência se instalam. Em ambos os casos, o município pode obter ajuda federal.

O projeto determina que o governo federal reconheça a situação de emergência ou estado de calamidade e que a permanência do município na Política Nacional de Segurança Alimentar seja mantida enquanto durarem as condições de desastre.

O deputado Padovani destaca a importância da proposta, afirmando que é fundamental garantir o acesso à alimentação em momentos críticos. Em 2023, o Rio Grande do Sul teve a maior quantidade de casos reconhecidos pela Defesa Civil Nacional, com vários municípios enfrentando secas, chuvas e inundações.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

A Agência Senado forneceu informações sobre a proposta, que visa atender a demanda por assistência alimentar em momentos de crise, garantindo que os municípios em situação de emergência ou calamidade pública tenham acesso rápido e eficiente a recursos e programas de segurança alimentar.

A inclusão automática dos municípios nessa política busca agilizar o processo de obtenção de ajuda federal, reconhecendo a necessidade de garantir a alimentação da população em momentos críticos. A proposta é uma resposta às demandas apresentadas pelas localidades afetadas por desastres naturais, como secas, chuvas e inundações.

Com o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, será necessário aguardar a conclusão da análise pelas comissões designadas e acompanhar a eventual aprovação da medida para que os municípios em situação de emergência ou calamidade pública possam contar com o suporte necessário para garantir a segurança alimentar de suas populações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo