STJ marca julgamento de Robinho por estupro coletivo na Itália para o dia 20 de março em pauta da Corte Especial.

O ex-jogador de futebol Robinho está com data marcada para ter seu destino decidido pela Justiça brasileira. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para o dia 20 de março o julgamento que vai determinar se ele cumprirá no Brasil a condenação por estupro imposta pela Justiça da Itália.

O processo em questão será incluído na pauta de julgamentos da Corte Especial. Robinho é alvo de um pedido de homologação de sentença estrangeira feito pelo governo italiano, que condenou o ex-jogador a nove anos de prisão por participar de um estupro coletivo em uma boate de Milão, em 2013.

No ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável ao cumprimento da pena de Robinho no Brasil. O subprocurador Carlos Frederico Santos afirmou que todas as questões legais necessárias foram cumpridas, ressaltando a importância de não permitir a impunidade do ex-jogador.

Com a Constituição brasileira não prevendo a extradição de cidadãos natos, a Itália solicitou a transferência da sentença de Robinho para o Brasil. Agora, caberá ao STJ decidir se a condenação pode ser reconhecida e executada no país.

A defesa de Robinho solicitou a tradução completa do processo italiano para garantir sua ampla defesa, porém, o pedido foi rejeitado pelo tribunal. Agora, o aguardado julgamento se aproxima e o ex-jogador aguarda ansiosamente por uma decisão que pode mudar sua vida.

A sociedade brasileira acompanha atentamente esse caso que gerou grande repercussão, mostrando a importância do cumprimento da lei e a garantia de justiça para as vítimas de crimes como o estupro. O julgamento de Robinho certamente será um marco na história da justiça brasileira e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo