Comitiva da Saúde do Rio Grande do Norte visita programas de referência em Alagoas em busca de intercâmbio de práticas bem-sucedidas.

A comitiva da saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Norte esteve em Alagoas nesta sexta-feira (15) para conhecer de perto os programas de referência implementados no estado. Os representantes visitaram o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, onde foram apresentados dois programas destaque na saúde pública alagoana: o AVC Dá Sinais e o Bate Coração.

O Programa AVC Dá Sinais, coordenado pelo neurologista Matheus Pires, visa integrar todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Alagoas com os hospitais de referência, com o objetivo de reduzir as sequelas dos pacientes que sofrem com o Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Atualmente, o programa atende mais de quatro mil pacientes, com destaque para os tratamentos de trombólise e trombectomia.

O intercâmbio de experiências entre os estados é visto como fundamental para a disseminação de práticas bem-sucedidas e a melhoria dos serviços de saúde em todo o país. A coordenadora de Regulação de Leitos do Rio Grande do Norte, Samara Dantas, destacou a importância de conhecer de perto os programas implementados em Alagoas, como a Linha de Cuidados do AVC e o Bate Coração, para poder replicar as boas práticas no seu estado.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo, apresentou o Programa Bate Coração, que tem como foco reduzir o tempo de resposta e aprimorar o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Veríssimo ressaltou o investimento em tecnologia realizado pelo governo estadual para garantir um atendimento de qualidade à população.

A troca de experiências entre os profissionais da saúde de Alagoas e do Rio Grande do Norte fortalece a cooperação e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. A visita da comitiva potiguar aos hospitais alagoanos reforça o reconhecimento dos programas de referência implementados no estado, que têm se destacado no cenário nacional como exemplos de boas práticas em saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo