Proposta da Uncisal e Uneal aprovada no PET-Saúde: Equidade é uma das 150 selecionadas para a 11ª edição do programa

Na tarde de hoje, foi anunciado que a proposta conjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foi aprovada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade). O projeto, que se destaca entre os 150 selecionados para a 11ª edição do programa, será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, com foco na valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As atividades do projeto PET-Saúde: Equidade serão direcionadas para a abordagem de questões relacionadas a gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências. O projeto está alinhado com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do SUS, contemplando também temas como saúde mental, violências relacionadas ao trabalho na saúde, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.

A tutora do projeto pela Uncisal, a professora Lucélia Hora, destacou a importância da iniciativa, que envolve 10 preceptores, 10 tutores docentes, 40 estudantes das duas Instituições de Ensino Superior proponentes e uma vaga para apoiadores voltada para projetos e grupos sociais. Lucélia Hora ressaltou que a Uncisal participa das iniciativas do PET-Saúde desde 2009, tendo experiências anteriores que resultaram em avanços significativos na área da saúde.

As atividades do PET-Saúde Equidade terão início em maio, com um processo seletivo para que os estudantes da Uncisal e Uneal possam participar ativamente da iniciativa. Com foco na promoção da equidade dentro do SUS, o projeto busca integrar ensino, pesquisa, extensão e gestão em prol do respeito às diferenças e da valorização das trabalhadoras no sistema de saúde. Este é mais um passo importante na busca por um sistema de saúde mais justo e inclusivo para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo