Projeto de Lei propõe gratuidade na emissão de 2ª via de RG com informação sobre TEA para facilitar identificação de necessidades específicas.

Na última terça-feira (08/04/2024), o deputado Bruno Ganem (Pode-SP) apresentou o Projeto de Lei 5656/23 na Câmara dos Deputados, com o objetivo de garantir a gratuidade na emissão da segunda via da carteira de identidade para a inclusão de informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA). A proposta também abrange a emissão da segunda via da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou da Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) para estrangeiros que possuam o TEA.

Segundo o parlamentar, a medida tem o intuito de facilitar o acesso dessas pessoas a um documento fundamental de identificação, sem que haja custos adicionais. Isso possibilita um reconhecimento mais eficiente das necessidades específicas de indivíduos com TEA, contribuindo para uma inclusão mais efetiva na sociedade.

O texto do projeto inclui essa medida na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de acordo com a Lei 12.764/12. A proposta seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que pode ser considerado conclusivo, dispensando a deliberação do Plenário, conforme o rito estabelecido.

Essa iniciativa do deputado Ganem representa um avanço significativo no que diz respeito à inclusão e proteção dos direitos das pessoas com TEA. A possibilidade de ter uma identificação atualizada e adequada às necessidades específicas desse grupo contribui para a garantia de seus direitos e para uma maior sensibilização da sociedade em relação a essa questão.

A proposta, se aprovada, terá um impacto positivo na vida das pessoas com TEA e seus familiares, garantindo mais acessibilidade e respeito. A expectativa é de que o projeto seja debatido e aprovado com celeridade, visando promover a inclusão e a dignidade desses cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo