Presidente Lula inicia agenda de encontros na Colômbia com foco em comércio, investimentos e cooperação regional em Bogotá.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará para a Colômbia na próxima terça-feira (16), onde iniciará uma série de encontros que terão como destaque a reunião com o presidente colombiano Gustavo Petro, marcada para o dia seguinte (17) na capital Bogotá. Segundo informações do Palácio do Planalto, os temas que serão abordados durante o encontro incluem comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura familiar.

Além do encontro com o presidente colombiano, Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), evento que tem o Brasil como convidado de honra. A expectativa é de que o presidente brasileiro também faça uma declaração à imprensa e participe de um almoço após o encontro com Petro.

O diretor do Departamento de América do Sul do Itamaraty, ministro João Marcelo Galvão de Queiroz, ressaltou a importância dos laços entre Brasil e Colômbia, destacando a prioridade atribuída pelos governantes de ambos os países ao fortalecimento dos setores da sociedade. Além disso, ele mencionou as semelhanças de visão entre os dois governos no que se refere à Amazônia e à integração sul-americana e regional.

A agenda do presidente também inclui a participação em um fórum empresarial, que reunirá cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos, e na inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que terá como tema “Leia a Natureza” e contará com a presença de artistas brasileiros como Ailton Krenak, Daiara Tukano, Eliane Potiguara, Bernardo Carvalho e Hermeto Pascoal.

Antes da visita de Lula, uma missão parlamentar será organizada para estabelecer contatos entre congressistas dos dois países, e um seminário sobre agricultura familiar será realizado. Em 2023, o comércio entre Brasil e Colômbia alcançou a marca de US$ 6,1 bilhões, com mais de 70 empresas brasileiras instaladas no país vizinho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo