Professora da Uncisal é selecionada para curso em Harvard sobre desenvolvimento da primeira infância, buscando impacto na política pública.

A professora e pesquisadora Maria Rosa da Silva, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi selecionada para participar do “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância” na renomada Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O programa, com duração presencial de uma semana, reúne profissionais considerados referência no campo da primeira infância de vários países.

Durante a primeira etapa do programa, que ocorre de 10 a 14 de junho, os participantes têm a oportunidade de conhecer projetos de alto impacto social voltados para a primeira infância e discutir iniciativas globais. Além das atividades presenciais, a professora da Uncisal receberá acompanhamento semanal de especialistas por meio de consultoria online, visando aprimorar os projetos que ela desenvolve em Alagoas.

Maria Rosa da Silva é coordenadora do projeto de extensão “Sorriso de Plantão”, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que promove atividades lúdicas com pacientes internados em hospitais do estado. O projeto, que conta com a participação de palhaços de hospital, tem como objetivo promover o bem-estar e contribuir para a saúde dos pacientes.

A seleção da professora para o programa em Harvard se deve às pesquisas que ela desenvolve na área de ludicidade no ambiente hospitalar, com foco nos palhaços de hospital. Maria Rosa da Silva destaca que, apesar do enfoque do programa ser a primeira infância de maneira geral, as pesquisas realizadas em Alagoas sobre a atuação dos palhaços doutores foram determinantes para sua seleção.

O “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância” tem como objetivo envolver formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em discussões sobre o desenvolvimento da primeira infância. Os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento e ferramentas para projetar e implementar políticas públicas e programas sociais mais eficazes nessa área. Este ano, o curso conta com a presença de quarenta profissionais de diversos países, incluindo representantes do Brasil e da América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo