Descarte irregular de fardamentos em terreno baldio causa revolta na população e repercussão nacional. Empresa responsável será intimada.

Na última quinta-feira (20), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Ambientais, realizou uma operação em um terreno baldio no bairro do Pontal da Barra, onde foi encontrado um grande volume de uniformes, mochilas escolares e fardamentos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Penedo e da Defesa Civil de Maceió, todos descartados de forma irregular. Embora alguns itens já tivessem sido retirados por populares, muitos materiais ainda estavam no local, chamando a atenção das autoridades.

A empresa responsável pela fabricação dos uniformes, a LICCS Comércio e Serviços, justificou que os materiais encontrados eram sobras e amostras de fardamentos, deixados na caçamba de lixo após uma limpeza na empresa. Segundo a LICCS, o descarte foi realizado de maneira regular. No entanto, o delegado responsável pelo caso afirmou que pretende intimar os responsáveis da empresa nos próximos dias para prestarem esclarecimentos sobre o ocorrido.

Além da Polícia Civil, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) também entrou no caso e declarou que tomará as providências necessárias, inclusive aplicando multa à empresa responsável pelo descarte irregular dos fardamentos. O flagrante do descarte inadequado foi feito por populares no dia anterior, que registraram fotos e vídeos da situação.

A Prefeitura de Marechal Deodoro fez questão de esclarecer que não realizou nenhum descarte de uniformes, uma vez que todas as peças foram distribuídas para mais de 11 mil alunos do município. Já a Prefeitura de São Luís do Quitunde explicou que as mochilas encontradas no local foram utilizadas pela rede de ensino municipal há alguns anos, atribuindo o descarte irregular à empresa fabricante dos uniformes.

Diante do ocorrido, a sociedade civil e as autoridades locais aguardam as medidas que serão adotadas para coibir este tipo de prática, ressaltando a importância de uma atuação mais rigorosa no combate ao descarte irregular de resíduos no estado de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo