Governador Paulo Dantas institui Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para agricultura familiar em Alagoas

O governador Paulo Dantas sancionou uma lei importante durante as celebrações dos 100 anos de Emancipação Política de Arapiraca, na tarde de quinta-feira (04). Trata-se da Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (PEATER), que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos empreendimentos da agricultura familiar.

Ao instituir essa política, o governo de Alagoas pretende preparar os agricultores familiares com as melhores práticas, ciência, tecnologia e inovação, a fim de melhorar a qualidade de produção, aumentar a rentabilidade e garantir a sucessão no campo. O governador ressaltou a importância de investir no desenvolvimento do setor rural, permitindo que os agricultores familiares tenham acesso a recursos e conhecimentos para aprimorar suas atividades.

A PEATER foi adaptada para atender às necessidades específicas do contexto rural do Estado, priorizando um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a cultura dos produtores familiares. Além disso, visa garantir a diversidade de produção, a segurança alimentar e o acesso às políticas públicas voltadas para o incremento da produção agrícola.

A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues, destacou a importância da agricultura familiar para a produção agrícola do país. Ela ressaltou o trabalho do Governo de Alagoas em fortalecer os produtores familiares, contribuindo para a segurança alimentar e a melhoria da produtividade.

A Emater Alagoas também tem atuado de forma conjunta com o governo para promover a extensão rural e o desenvolvimento das comunidades rurais. A instituição defende que a extensão rural é essencial para aprimorar os produtos entregues, reduzir desigualdades sociais e regionais, gerar renda e promover o desenvolvimento rural.

Além da PEATER, o governo também inaugurou o novo escritório regional da Emater em Arapiraca, que passará a funcionar no Gabinete da Governadoria do Interior. O espaço atenderá 13 municípios da região e oferecerá serviços como emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF) e atendimento aos programas de fomento rural e de aquisição de alimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo