Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não irá acelerar tramitação da PEC da Anistia aprovada na Câmara dos Deputados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (12) em São Paulo, na qual afirmou que não irá acelerar o processo de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 9 de 2023, também conhecida como PEC da Anistia, que foi aprovada ontem (11) na Câmara dos Deputados.

Durante seu pronunciamento na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Pacheco destacou que não há pressa para levar o assunto ao plenário do Senado e que seguirá as determinações regimentais, encaminhando a matéria para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa para análise.

A PEC da Anistia, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, visa permitir o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos políticos e suas fundações dos últimos cinco anos, com isenção total de multas e juros acumulados sobre os débitos originais. Além disso, a proposta também prevê anistia para partidos políticos que não cumpriram cotas de gênero ou raça nas eleições de 2022 e anos anteriores, assim como para aqueles que apresentaram irregularidades em suas prestações de contas.

Rodrigo Pacheco ressaltou seu apoio às cotas e a distribuição equitativa de recursos partidários e tempo de televisão, enfatizando que sempre foi um defensor dessas medidas. Ele reconheceu as mudanças feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral, por meio de resoluções, durante o período pré-eleitoral, que resultaram em distorções ao longo do tempo e que são objeto de críticas em relação à PEC em questão.

O presidente do Senado reforçou, no entanto, que é necessário um debate aprofundado sobre o tema, considerando todos os argumentos envolvidos na proposta de anistia das dívidas e irregularidades dos partidos políticos. A decisão final sobre a tramitação da PEC da Anistia no Senado ficará a cargo da Comissão de Constituição e Justiça, que deverá avaliar o texto com base nos princípios constitucionais e legais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo