Equipe do HGE realiza mais uma captação de órgãos para diminuir lista de espera por transplantes no Brasil

No dia 19 de julho de 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió realizou mais uma captação de órgãos, em uma ação que visa diminuir a lista de espera por transplantes no Brasil. A Central de Transplante de Órgãos de Alagoas informou que atualmente existem 536 pessoas cadastradas aguardando por um órgão no estado.

A captação de órgãos foi realizada pela equipe qualificada da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do HGE, que tem se destacado por suas ações de conscientização, sensibilização e capacitação. Graças a esse trabalho, houve um aumento significativo no número de familiares que autorizam a doação de órgãos de seus entes queridos, considerando o gesto como um ato de caridade e solidariedade.

Um dos casos que exemplifica essa atitude foi o da estudante Kamila Vitória, de 21 anos, que autorizou a doação dos órgãos de seu avô após a confirmação de morte encefálica. Emocionada, a jovem ressaltou a importância desse gesto e o legado de solidariedade deixado por seu avô.

Neste caso específico, os rins e córneas do doador foram retirados, o que possibilitará o restabelecimento da saúde de quatro pessoas. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destacou a importância dessas ações para reduzir a lista de espera por transplantes no estado.

Atualmente, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo. No entanto, a doação de órgãos ainda é um desafio, pois existem muitas pessoas aguardando por um transplante.

Diante disso, a recomendação é que as pessoas conversem com seus familiares sobre a importância da doação de órgãos e se cadastrem como doadores, a fim de continuar salvando vidas e oferecendo esperança para aqueles que aguardam por um transplante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo