MEC promove seminário sobre cotas raciais para uniformizar procedimentos de heteroidentificação nas universidades federais de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) está promovendo um seminário nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília, com o intuito de conhecer e discutir as experiências adotadas pelas universidades para verificar a adequação de candidatos às políticas de cotas raciais. O objetivo do evento é identificar mecanismos que garantam a eficácia das ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas.

Segundo Cleber Santos Vieira, secretário substituto da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o seminário busca também discutir a possibilidade de uniformizar a forma de operacionalizar as comissões de heteroidentificação. Nesse sentido, o evento contará com a apresentação de estudos que mapearam a dinâmica das comissões nas universidades, assim como as expectativas da comunidade acadêmica composta por pró-reitores de graduação e de ensino.

Vieira ressalta a importância de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições de ensino, ouvindo suas experiências e discutindo os métodos já empregados. O foco é propor encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação, sempre respeitando a autonomia das instituições que já adotam mecanismos para a eficácia das políticas de cotas.

O secretário destaca que a diversidade na operacionalização das bancas e comissões atualmente é grande, mas a intenção é estabelecer padrões, sem desconsiderar a independência das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar o histórico das instituições e, através do diálogo e da troca de experiências, buscar aprimorar as políticas de cotas raciais no ensino superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo