Sesau e Seris realizam testagem rápida de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas em ação da Campanha Julho Amarelo.

Na tarde desta terça-feira, dia 23 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou uma importante ação de testagem rápida de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas, como parte das atividades da Campanha Julho Amarelo. A iniciativa, que ocorreu no Presídio Cyridião Durval, localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, teve como objetivo principal conscientizar os reeducandos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais.

O evento contou com a presença de profissionais de saúde da Sesau e da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que promoveram uma palestra educativa sobre as medidas preventivas da doença e realizaram a testagem rápida nos reeducandos. A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Jussiara Reis, enfatizou a importância da ação em proteger a população privada de liberdade e acelerar o tratamento nos casos positivos, visando aumentar as chances de cura.

A testagem rápida é uma ferramenta fundamental para diagnosticar a doença e fornecer um panorama detalhado da saúde dos reeducandos. Além disso, permite um melhor monitoramento e tratamento da patologia, contribuindo para a redução da transmissão e a garantia de tratamento oportuno. Segundo Jussiara Reis, a ação também visa sensibilizar os reeducandos sobre as formas de proteção contra as hepatites virais, que podem evoluir para complicações mais graves, como câncer hepático e cirrose.

As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado e podem ter graves consequências se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente. O diagnóstico e tratamento das hepatites são realizados nas Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. A Sesau reiterou a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento oportunos para combater as hepatites virais e proteger a saúde da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo