Fiocruz lança projeto do Memorial Covid-19 para homenagear vítimas e promover reflexão sobre a pandemia no Brasil.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está prestes a marcar um marco importante no combate à pandemia de Covid-19. No próximo dia 6 de agosto, a instituição vai lançar a pedra fundamental do Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde, com o objetivo de prestar homenagem às vítimas da crise sanitária que assolou o país, resultando na perda de mais de 700 mil vidas. O evento está marcado para as 10h, nas imediações do lago próximo à portaria principal do campus da Fiocruz, em Manguinhos.

O projeto do memorial ocupará uma área de cerca de 2,6 mil metros quadrados, localizada ao lado da portaria da Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso entre as zonas portuária, norte e oeste da cidade. A equipe vencedora do concurso nacional que selecionou o projeto é composta por profissionais talentosos, trazendo uma abordagem única e sensível para a construção do memorial.

O Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde será um espaço de serenidade, projetado para inspirar reflexão e transformação. O local buscará lembrar os momentos vividos durante a pandemia, incluindo as angústias, a solidão, as mudanças e a esperança por dias melhores. Com um design que promove a continuidade da vida, o memorial terá como destaque uma praça protegida na movimentada Avenida Brasil, direcionando o olhar dos visitantes para a natureza ao redor.

As empenas brancas que circundam o memorial serão como lenços secando lágrimas, enquanto a água que flui em direção aos lagos simboliza a transformação e o renascimento. Os visitantes serão convidados a contemplar e interagir com o espaço de maneira lúdica, encorajando-os a seguir em frente. A Fiocruz enfatiza que a iniciativa visa promover a reflexão e a memória daqueles que foram impactados pela pandemia, além de contribuir para a conscientização sobre a importância da ciência e da saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo