Início do Agosto Lilás: Campanha da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos visa empoderar mulheres e zerar feminicídio.

No dia 01 de agosto de 2024, a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos deu início à campanha Agosto Lilás, com o objetivo de empoderar as mulheres e zerar os índices de feminicídio. A abertura da campanha contou com palestras e rodas de conversa, visando sensibilizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e desconstruir estereótipos de gênero que contribuem para a perpetuação dessa situação.

O Agosto Lilás é um mês de grande importância para a atuação em defesa das mulheres em situação de violência, de acordo com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva. Durante esse mês, a Semudh irá promover uma série de atividades para ampliar a discussão sobre os desafios no enfrentamento à violência de gênero.

Por meio do programa “Maria da Penha: Por Todas Elas”, serão realizadas palestras e rodas de conversas em diversos municípios alagoanos, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, serão promovidas capacitações nas regiões Norte, Zona da Mata, Sul, Baixo São Francisco e Sertão do Estado, visando sensibilizar a rede municipal sobre a importância de um atendimento humanizado.

A campanha Agosto Lilás acontece anualmente em homenagem à Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006. A Lei Maria da Penha é um dos principais mecanismos no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, proibindo a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, ampliando a pena de 1 a 3 anos de prisão e determinando o encaminhamento das mulheres em situação de violência e seus dependentes a programas e serviços de proteção e assistência social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo