Movimento de Mulheres Camponesas é homenageado no Congresso Nacional após 40 anos de luta pelo reconhecimento dos direitos femininos.

O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) foi homenageado em uma sessão solene no Congresso Nacional, em comemoração aos 40 anos de luta por direitos da organização. A sessão, realizada no Plenário do Senado, foi requerida pela senadora Augusta Brito e pela deputada Camila Jara e contou com a participação de representantes do MMC entoando a canção “Sem Medo de Ser Mulher”.

Fundado nos anos 1980 como resposta às mudanças na agricultura, o MMC tem como objetivo promover a agroecologia e lutar pelos direitos das mulheres, combatendo todas as formas de opressão e violência de gênero. A senadora Augusta Brito destacou a importância das mulheres camponesas na sociedade, ressaltando sua luta por justiça, igualdade e dignidade no campo.

A deputada Camila Jara também enfatizou a relevância do trabalho das mulheres camponesas, lembrando que a sessão solene era um agradecimento do povo brasileiro àqueles que mantêm a estrutura do país de pé. O ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou a importância das mulheres na soberania alimentar do Brasil e destacou os programas governamentais destinados às mulheres camponesas.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, mencionou as conquistas do MMC, apesar das dificuldades enfrentadas, e a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Sônia Coelho, celebrou a conquista do direito à licença maternidade para as mulheres do campo. Joana Santos Pereira, da Articulação de Mulheres Brasileiras, destacou a importância da luta feminista contra as opressões impostas às mulheres.

O MMC foi descrito como um símbolo de empoderamento, resistência e resiliência, que inspira a construção de um novo homem e a superação de desafios. A representação do movimento em 16 unidades federativas, formada por diferentes grupos étnicos e sociais, reforça a importância de reafirmar a luta internacional em defesa dos direitos das mulheres e dos povos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo