Ministério da Saúde e Sesau promovem oficina sobre diagnóstico e atendimento clínico da Meningite em Maceió

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciaram um ciclo de reuniões e capacitações sobre o controle, diagnóstico e protocolo de atendimento clínico das doenças meningocócicas. A oficina, que ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, teve início na quarta-feira (14) e seguirá até esta quinta-feira (15). O evento conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e reúne gestores e técnicos das esferas municipal, estadual e federal.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do encontro para a Rede Estadual de Saúde, ressaltando que a articulação junto ao Ministério da Saúde resultou na solicitação de apoio técnico para as ações de prevenção, diagnóstico e assistência aos pacientes com doença meningocócica em Alagoas. Ao final do evento, será criado um protocolo unificado para diagnóstico precoce e tratamento das doenças meningocócicas, visando aperfeiçoar a rede de assistência e ampliar a segurança clínica da população.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, enfatizou a importância da união para o enfrentamento das doenças meningocócicas em Alagoas, ressaltando que se trata de um desafio nacional. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Waldineia Silva, destacou que o evento não só reúne gestores, mas também promove capacitações para orientar e sensibilizar os profissionais de saúde sobre a doença.

Até esta quinta-feira, profissionais dos 102 municípios de Alagoas participarão do evento, sendo capacitados sobre aspectos clínicos e manejo dos casos suspeitos da doença meningocócica. Além disso, serão abordados aspectos laboratoriais referentes ao diagnóstico da doença, acolhimento e atenção integrada da criança com meningite.Dados divulgados pela Sesau apontam que, até a semana epidemiológica 32 de 2024, foram notificados 13 casos confirmados de Doença Meningocócica em Alagoas, com sete óbitos registrados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo