Ministério da Justiça autoriza prorrogação da atuação da Força Nacional no RS por mais 30 dias para manutenção da ordem pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta terça-feira (20), a prorrogação da permanência dos agentes da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul por mais 30 dias. A autorização foi concedida em Brasília, pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, conforme estabelecido na Portaria nº 759, publicada no Diário Oficial da União.

Os agentes da Força Nacional continuarão desempenhando atividades de policiamento ostensivo, busca e salvamento, além de prestar apoio às forças de segurança locais na preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. O prazo de 30 dias começou a vigorar no dia 20 e se encerrará em 17 de setembro, podendo ser prorrogado, caso necessário.

Parte dos efetivos da Força Nacional estão atuando no Rio Grande do Sul há aproximadamente quatro meses, auxiliando no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram o estado entre abril e maio, além de contribuir para a manutenção da ordem pública. Composta por policiais militares e civis, bombeiros, peritos e agentes federais cedidos temporariamente por diversos estados, a Força Nacional de Segurança Pública é subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Força Nacional pode ser acionada em qualquer região do país, mediante solicitação dos governadores ou de ministérios que necessitem de apoio para a execução de suas ações. A presença dos agentes da Força Nacional no Rio Grande do Sul visa garantir a segurança da população e colaborar com as autoridades locais no enfrentamento de situações de emergência e na manutenção da ordem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo