Sistemas de transmissão restabelecidos em Acre e Rondônia após interrupção de fornecimento de energia, informa Ministério de Minas e Energia

Na noite de quinta-feira, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciaram que os sistemas de transmissão que atendem os estados do Acre e Rondônia foram plenamente normalizados por volta das 20h40. Essa notícia traz alívio após um período de interrupção no fornecimento de energia, que teve início às 16h47 do mesmo dia.

Durante a interrupção, foi necessário desligar uma carga de 984 megawatts (MW), afetando diretamente os dois estados em questão. O restabelecimento gradual do serviço foi uma ação conjunta entre o ONS e os agentes envolvidos, sendo que, às 19h31, 70% da carga havia sido recuperada e, às 20h36, esse número subiu para 92%.

As causas do incidente ainda estão sendo investigadas, com o ONS e os agentes trabalhando para identificar o que levou à interrupção no sistema de transmissão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a eficiência e reconhecimento internacional do sistema energético brasileiro, ressaltando a rapidez na resposta para restabelecer o serviço à população.

O Brasil é reconhecido por ter um dos melhores operadores de sistemas do mundo, além de possuir infraestruturas de distribuição de energia de alta qualidade. Esses fatores foram essenciais para a rápida normalização do fornecimento de energia nos estados afetados.

É importante ressaltar a importância de manter um sistema elétrico robusto e eficiente, que possa lidar com imprevistos como o registrado nesse episódio. A população do Acre e Rondônia agora pode contar com a energia restabelecida e seguir com suas atividades cotidianas sem maiores transtornos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo