Epidemia de dengue atinge marca histórica no Brasil, com mais de 6,5 milhões de casos e mais de 5 mil mortes em 2024

O Brasil enfrenta atualmente uma situação preocupante em relação à dengue, com mais de 6,5 milhões de casos prováveis da doença ao longo do ano de 2024. Além disso, foram confirmadas 5.219 mortes pela doença, com outras 2.012 em processo de investigação, tornando esta epidemia a maior da história do país.

Durante uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília, o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, destacou a gravidade da situação, ressaltando que a dengue tem causado um impacto significativo na saúde da população brasileira. No entanto, há uma luz no fim do túnel, pois o número de novos casos tem diminuído nas últimas semanas, indicando uma possível estabilização da transmissão do vírus.

O coeficiente de incidência da dengue no Brasil é de 3.201 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, sendo que a maioria dos casos ocorreu em pessoas de raça branca e parda, nas faixas etárias entre 20 e 59 anos. Por outro lado, as crianças menores de 9 anos foram as menos afetadas pela doença.

São Paulo lidera o ranking das unidades federativas com maior quantidade de casos graves e sinais de alarme para dengue, seguido por Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal e Goiás. Por outro lado, estados como Roraima, Acre, Rondônia, Sergipe e Tocantins registraram menos casos graves da doença.

A expectativa é de que o quadro de baixa transmissibilidade se mantenha até o final de novembro, possibilitando um período de calmaria em relação à dengue. A população deve continuar atenta aos sintomas e seguir as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do vírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo