Senador lamenta a morte da ex-senadora Maria do Carmo Alves e propõe renomear Procuradoria Especial da Mulher em sua homenagem.

A morte da ex-senadora Maria do Carmo Alves, ocorrida no último sábado (31), em decorrência de um câncer no pâncreas, foi lamentada pelo senador Laércio Oliveira em um pronunciamento realizado na terça-feira (3). Durante seu discurso, o senador destacou a importância da trajetória política de Maria do Carmo, ressaltando que ela foi a mulher com mais mandatos consecutivos na história do Senado, totalizando 24 anos de atuação.

Maria do Carmo Alves, advogada e política brasileira, foi viúva do ex-prefeito de Aracaju e ex-governador de Sergipe João Alves Filho. Em 1998, ela se tornou a primeira mulher eleita senadora pelo estado de Sergipe, pelo antigo PFL. Durante sua carreira política, Maria do Carmo conciliou diversas funções, atuando tanto no Senado quanto em secretarias de assistência social do estado e do município. Destacou-se por sua atuação em programas sociais, como o Pró-Mulher, que viabilizava exames preventivos de câncer e distribuição de alimentos para comunidades carentes.

O senador Laércio Oliveira ressaltou a contribuição de Maria do Carmo na ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de sua defesa pelos direitos das mulheres. Maria do Carmo apresentou diversos projetos voltados para aprimorar a educação brasileira, incluindo questões de avaliação educacional e distribuição de material didático.

Como forma de homenagem, Laércio Oliveira propôs que a Procuradoria Especial da Mulher do Senado seja renomeada para Procuradoria Especial da Mulher Senadora Maria do Carmo Alves. O senador destacou o legado deixado por Maria do Carmo, enfatizando seu trabalho em prol das mulheres e do povo brasileiro. O pronunciamento finalizou com votos de lembrança e reconhecimento eterno à ex-senadora, cuja presença na Casa será lembrada pela sua incansável força de trabalho e dedicação à causa pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo