Operação policial revela esquema milionário de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas com uso de ambulâncias

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), deflagrou uma operação nesta sexta-feira (6) com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. As ações estão sendo realizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná, Amazonas e em Mato Grosso, contando com o apoio de policiais civis desses estados.

O foco principal da operação é um empresário da área da saúde que utilizava ambulâncias para o transporte de entorpecentes. No ano de 2021, um dos veículos de propriedade do suspeito foi interceptado na Rodovia Presidente Dutra com meia tonelada de maconha, destinada às comunidades da zona sul do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, no período entre 2020 e 2021, o empresário movimentou mais de R$ 6,4 milhões, uma quantidade consideravelmente superior ao seu patrimônio e operações econômicas declaradas.

Os policiais descobriram que o empresário contava com uma extensa rede de empresas e pessoas vinculadas a ele, em um intricado esquema de lavagem de dinheiro que se estendia por diversos estados brasileiros. Transações suspeitas envolvendo indivíduos com recursos financeiros incompatíveis com suas atividades e patrimônios levantaram a suspeita de uso de “laranjas” para dissimular as operações ilegais.

A operação da DCOC-LD representa mais um passo no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro ligada a essas atividades criminosas. As autoridades seguem empenhadas em desmantelar essas organizações, desarticulando seus esquemas financeiros e levando os responsáveis à justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo