Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comemora os 202 anos de independência do Brasil ao lado de autoridades na Esplanada dos Ministérios.

Neste sábado (7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, juntamente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participaram das celebrações pelos 202 anos de independência do Brasil. O tradicional desfile cívico-militar ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Além de marcar a data da Independência, o desfile deste ano destacou diversos temas relevantes para o país. Entre eles, a reconstrução do Rio Grande do Sul, as campanhas de vacinação em andamento e a preparação para o próximo encontro do G20, que será sediado no Brasil em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

O público que se reuniu na capital federal pôde apreciar as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça, que foram um dos pontos altos da festa. Além disso, o desfile também contou com a participação de 31 atletas que representaram o Brasil nos recentes Jogos Olímpicos de Paris, encerrados em agosto.

Mais de 8,8 mil pessoas, incluindo militares e estudantes, participaram da apresentação que também contou com a presença de 500 alunos de escolas públicas do Distrito Federal. Esses alunos desfilaram com as bandeiras das 27 unidades da Federação, levando mensagens importantes sobre sustentabilidade, combate à fome e igualdade.

O evento foi marcado por um clima festivo e de patriotismo, reforçando a importância da data para a história do país. As celebrações da Independência do Brasil seguem como uma tradição anual que fortalece o sentimento de união e orgulho nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo