Brasília recebe o 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, evento que destaca a importância do bioma e reúne representantes de comunidades tradicionais.

Brasília receberá um dos maiores eventos sobre política, cultura e meio ambiente do Cerrado, ocorrendo de 13 a 16 de setembro, na região da Torre de TV, área central da capital. O 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado tem como tema “Cerrado: Conexão de Povos, Culturas e Biomas” e promete reunir cerca de 10 mil pessoas, entre representantes quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, geraizeiros e outros povos tradicionais do bioma.

Segundo a Rede Cerrado, organizadora do evento, a programação inclui discussões sobre combate ao desmatamento, gestão dos recursos hídricos, filantropia para o Cerrado, apresentações culturais e feira de comercialização de produtos da sociobiodiversidade. A expectativa é atrair uma circulação diária de 10 mil pessoas para conhecer a cultura e os sabores da região.

Nesta quarta-feira (13), os participantes do evento vão se mobilizar em uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/2010, que propõe a inclusão do Cerrado e da Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição Federal. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estará presente na abertura oficial do evento no dia 14.

Ao longo dos quatro dias de evento, estão previstas oficinas, debates e mesas redondas sobre políticas públicas, mudança do clima, medicinas tradicionais, autodefinição e autodemarcação de povos e comunidades tradicionais, filantropia comunitária, entre outros temas. A programação também conta com apresentações musicais, teatrais e de cultura popular.

O Cerrado é considerado o berço das águas do Brasil, com nascentes de oito das 12 bacias hidrográficas mais importantes do país. É também o segundo maior reservatório subterrâneo de água do mundo. Apesar da sua importância para a segurança hídrica e agrícola do país, o bioma tem sido um dos mais devastados nas últimas décadas, especialmente na região conhecida como Matopiba.

A Rede Cerrado, realizadora da feira, é composta por 60 organizações, em conjunto com mais de 300 parcerias. O objetivo da rede é unificar vozes e esforços para conservar e enaltecer a riqueza do Cerrado. O evento conta com o apoio de entidades como o Instituto Sociedade, População e Natureza, Instituto de Pesquisa da Amazônia, WWF Brasil, Instituto Cerrados, Instituto Terra Azul, Funatura e dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além do Serviço Social da Indústria.

O evento é uma oportunidade de reunir diferentes atores e discutir estratégias para a promoção da conservação e valorização do Cerrado, além de incentivar a adoção de políticas públicas que protejam esse importante bioma brasileiro. A realização do encontro mostra não só a importância do Cerrado para o país, mas também o compromisso de diversas organizações e comunidades na sua preservação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo