Pesquisa da Fundação Dom Cabral mostra que empresas brasileiras aumentaram investimentos no exterior nos últimos dois anos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), a maioria das empresas brasileiras que atuam no exterior aumentaram seus investimentos nos mercados externos nos últimos dois anos. O estudo, intitulado “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal.

De acordo com os dados divulgados nessa terça-feira (12), 45,1% das empresas brasileiras internacionais aumentaram seus investimentos no exterior, enquanto 38,2% mantiveram seus investimentos no mesmo patamar e 16,8% reduziram. Por outro lado, no mercado doméstico, 56,9% das empresas afirmaram ter aumentado seus investimentos no Brasil, 38,2% mantiveram-se no mesmo nível e 12,1% reduziram.

A pesquisa entrevistou 237 empresas brasileiras internacionais, especialmente aquelas que atuam com exportação ou possuem subsidiárias no exterior. Entre as empresas pesquisadas, a maioria atua no setor do comércio (16,5%), seguido pela fabricação de máquinas e equipamentos (10,2%) e fabricação de produtos químicos (7,1%).

De acordo com o levantamento, 54,6% das empresas entrevistadas afirmaram que seus resultados financeiros no exterior melhoraram nos últimos dois anos. Enquanto isso, 27% mantiveram seus resultados estáveis e 18,3% tiveram uma redução. Esses resultados são semelhantes aos obtidos pelas empresas no mercado doméstico, onde 57,9% relataram uma melhoria nos resultados, 22,4% mantiveram-se estáveis e 19,7% tiveram uma redução.

Quando questionadas sobre os planos para o futuro, apenas 10,5% das empresas afirmaram que pretendem diminuir suas operações nos mercados externos em que já atuam nos próximos dois anos. Os principais motivos citados para essa decisão foram os impactos da pandemia da covid-19, a guerra na Ucrânia, o aumento nos custos de frete, os altos juros e a inflação.

Por outro lado, 64,4% das empresas planejam expandir suas atividades nos mercados em que já atuam nos próximos dois anos. As razões para essa expansão são diversas, incluindo o surgimento de novas oportunidades no exterior, o crescimento do e-commerce, a consolidação de alianças e parcerias, a oferta de produtos inovadores, o investimento em qualificações técnicas e operacionais, e o maior reconhecimento da marca.

Essa pesquisa da Fundação Dom Cabral revela a tendência das empresas brasileiras em aumentar seus investimentos nos mercados externos, mesmo em meio a desafios econômicos e geopolíticos. A expansão internacional é vista como uma estratégia para buscar oportunidades de crescimento e diversificação, garantindo a sustentabilidade e competitividade das empresas no cenário global.

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