08/08/2023 – 12:39
Prêmio foi criado pela Câmara em 2019
A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados abriu ontem (7) o prazo para indicações ao Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que promovam políticas de respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.
Cada deputado pode indicar uma pessoa física ou jurídica, e os agraciados serão escolhidos por um conselho deliberativo integrado pelo presidente da Câmara, pelo segundo-secretário e por membros titulares da Comissão de Seguridade Social e Família. O diploma de menção honrosa será concedido a até cinco homenageados.
As indicações podem ser feitas até o dia 18 de agosto.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 10 de outubro, às 16 horas, no Salão Nobre, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.
O prêmio
O prêmio, criado em 2019, homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Desde sua formação, ela condenava tratamentos como o confinamento em hospitais psiquiátricos e o eletrochoque.
Da Redação – ND
A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados deu início ao período de indicações para o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023, ontem (7). O objetivo dessa iniciativa é reconhecer o trabalho de indivíduos e instituições que promovem políticas voltadas para o respeito integral às pessoas em sofrimento psíquico e vulnerabilidade.
Cada deputado tem o direito de indicar uma pessoa física ou jurídica, e a escolha dos agraciados será feita por um conselho deliberativo formado pelo presidente da Câmara, segundo-secretário e membros da Comissão de Seguridade Social e Família. Será concedido um diploma de menção honrosa para até cinco homenageados.
As indicações podem ser realizadas até o dia 18 de agosto.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 10 de outubro, às 16 horas, no Salão Nobre, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.
O Prêmio Nise da Silveira foi criado em 2019 em homenagem à médica psiquiatra Nise da Silveira, que ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Ao longo de sua carreira, ela condenou práticas como o confinamento em hospitais psiquiátricos e o uso do eletrochoque.
Da Redação – ND